sexta-feira, 11 de abril de 2008

Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico

Será lançado - nos dias 29 de abril, em Santa Catarina e 8 de maio, em São Paulo - o livro “Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico”, de Beatriz Caiuby Labate, Isabel Santana de Rose e Rafael Guimarães dos Santos. A obra apresenta um histórico das religiões ayahuasqueiras do Brasil - Santo Daime, Barquinha, União do Vegetal e suas múltiplas vertentes - e ainda um panorâma das pesquisas realizadas a cerca do tema.


Mais informações podem ser encontradas no site de Bia Labate (Beatriz Caiuby Labate), O Alto das Estrelas, onde a antropóloga divulga e promove pesquisas antropológicas, intercâmbio entre pesquisadores, palestras, congressos e eventos, procurando estimular um diálogo entre ciência e espiritualidade. (http://www.alto-das-estrelas.blogspot.com/)

Sobre o Livro:

Autores: Beatriz Caiuby Labate, Isabel Santana de Rose e Rafael Guimarães dos Santos

Editora Mercado de Letras, Campinas/SP - Tel: (19) 3241 7514 (Apoio FAPESP)

Resenha:
Esta obra pretende ser uma espécie de manual sobre as religiões ayahuasqueiras e dirige-se tanto a especialistas quanto a leigos que se interessam pelo assunto. O livro é estruturado em três partes. A primeira consiste em uma introdução panorâmica da história das religiões ayahuasqueiras do Brasil: Santo Daime, Barquinha, União do Vegetal e suas múltiplas vertentes. Apresenta também uma avaliação comentada das principais publicações dedicadas a estas religiões, destacando as características, tendências e perspectivas centrais desta área de pesquisa. Na segunda parte, discutem-se as mais significativas investigações farmacológicas, psiquiátricas e psicológicas que já foram produzidas no contexto destes movimentos. Tenta-se aqui estabelecer criticamente os resultados, contribuições e limites de tais investigações. A última parte oferece, então, uma bibliografia o mais exaustiva possível sobre o tema, proveniente de todo o mundo, e dá atenção não apenas à produção acadêmica, mas também a textos que surgiram no quadro das próprias religiões ayahuasqueiras. A expansão de tais movimentos religiosos pelo mundo nas últimas décadas causou um boom de estudos a seu respeito, para o entendimento do qual Religiões Ayahusqueiras: um balanço bibliográfico é uma obra de referência indispensável.


quarta-feira, 9 de abril de 2008

Calendário Abril/2008


12/04 (sábado) - Curso Integrado de Fitoterapia (Módulo 1)*
13/04 (domingo) - Curso Integrado de Fitoterapia (Módulo 1)*
15/04 (terça-feira) - 20hs. Concentração
18/04 (sexta-feira)- 20hs. Oração (abertura do "Encontro de Convivência" dos fardados do Jardim Praia da Beira Mar)
19/04 (sábado) - "Encontro de Convivência" dos Fardados do Jardim Praia da Beira Mar. Programação:
9hs. - Mutirão feitio/igreja 12hs. - Reunião de Fardados 20hs. - Estrela de Fardados do Jardim Praia da Beira Mar
27/04 - 20hs. Mesa Branca
30/04 - 20hs. Concentração

Curso de Fitoterapia com Vera Fróes

Últimas Vagas


MÓDULO I - CURSO DE FITOTERAPIA -DIAS 12 E 13/04/2008
RECREIO - RIO DE JANEIRO/ RJ

COMO FAZER SUA FARMÁCIA CASEIRA


Curso integrado de fitoterapia formado por 5 módulos. Os módulossão independentes e buscam capacitar o aluno a identificar as ervasda farmácia caseira, manipular os seus próprios produtos, cultivar emanejar as plantas medicinais, desenvolver técnicas de pesquisas emetnobotânica e conhecer as plantas através da influência planetária.


*Agroecologia
*História da Fitoterapia (da antiguidade ao mundo contemporâneo)*Reconhecimento das espécies medicinais (princípios ativos:substancias curativas)
*Pronto Socorro Verde (aplicação prática para doenças mais comuns)
*Formas corretas de ser fazer chás e dosagem*Farmácia caseira: como fazer extratos, pomadas e xaropes.Informações e inscrições: (21) 3411-4525/ 8600-5854 Joana ou Luis Eduardo

Faça sua reserva de vaga!!

Viva os Viajantes!

A jornada dos viajantes chegou ao fim com sucesso.
Caparelli e a comitiva estão de volta ao Jardim depois de percorreem igrejas da Europa. Depois de realizar trabalho de Semana Santa em Freiburg, na Alemanha, a comitiva seguiu rumo à Amsterdam, onde comemoraram o aniversário de Geraldine. Cantaram e bailaram o Chaveirão e o Chaveirinho do Glauco, o hinário da Geraldine e a Nova Era do Padrinho Alfredo.

Veja o video do trabalho no link:http://br.youtube.com/watch?v=YKdH9HekefU