sexta-feira, 11 de abril de 2008

Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico

Será lançado - nos dias 29 de abril, em Santa Catarina e 8 de maio, em São Paulo - o livro “Religiões ayahuasqueiras: um balanço bibliográfico”, de Beatriz Caiuby Labate, Isabel Santana de Rose e Rafael Guimarães dos Santos. A obra apresenta um histórico das religiões ayahuasqueiras do Brasil - Santo Daime, Barquinha, União do Vegetal e suas múltiplas vertentes - e ainda um panorâma das pesquisas realizadas a cerca do tema.


Mais informações podem ser encontradas no site de Bia Labate (Beatriz Caiuby Labate), O Alto das Estrelas, onde a antropóloga divulga e promove pesquisas antropológicas, intercâmbio entre pesquisadores, palestras, congressos e eventos, procurando estimular um diálogo entre ciência e espiritualidade. (http://www.alto-das-estrelas.blogspot.com/)

Sobre o Livro:

Autores: Beatriz Caiuby Labate, Isabel Santana de Rose e Rafael Guimarães dos Santos

Editora Mercado de Letras, Campinas/SP - Tel: (19) 3241 7514 (Apoio FAPESP)

Resenha:
Esta obra pretende ser uma espécie de manual sobre as religiões ayahuasqueiras e dirige-se tanto a especialistas quanto a leigos que se interessam pelo assunto. O livro é estruturado em três partes. A primeira consiste em uma introdução panorâmica da história das religiões ayahuasqueiras do Brasil: Santo Daime, Barquinha, União do Vegetal e suas múltiplas vertentes. Apresenta também uma avaliação comentada das principais publicações dedicadas a estas religiões, destacando as características, tendências e perspectivas centrais desta área de pesquisa. Na segunda parte, discutem-se as mais significativas investigações farmacológicas, psiquiátricas e psicológicas que já foram produzidas no contexto destes movimentos. Tenta-se aqui estabelecer criticamente os resultados, contribuições e limites de tais investigações. A última parte oferece, então, uma bibliografia o mais exaustiva possível sobre o tema, proveniente de todo o mundo, e dá atenção não apenas à produção acadêmica, mas também a textos que surgiram no quadro das próprias religiões ayahuasqueiras. A expansão de tais movimentos religiosos pelo mundo nas últimas décadas causou um boom de estudos a seu respeito, para o entendimento do qual Religiões Ayahusqueiras: um balanço bibliográfico é uma obra de referência indispensável.


Nenhum comentário: